Eu ERREI!!!

04/05/2020

Quem vive com cavalos, sabe que todos os dias aprendemos algo novo, independente da finalidade que usamos ou temos os cavalos.

Todos os dias cometemos algum erro que o cavalo simplesmente vem na nossa cara e fala: Assim não!! Tá errado!!

E por mais tempo de sela tenhamos, isso sempre acontece de novo, de novo, e de novo...

Mas por que??

Porque cavalos não são humanos, não são máquinas, somos todos seres vivos, com coração e, mesmo querendo chegar a perfeição, acabamos, mais cedo ou mais tarde, errando.

Já prestou atenção nisso??

Aqui já cometi vários erros: já caí do cavalo várias vezes, já coloquei a culpa por um erro no cavalo, ou em algo no ambiente, ou até mesmo atribui o insucesso ao técnico ou alguém da equipe (é bem melhor e mais fácil do que assumir nossa própria culpa, não é mesmo?), já pensamos que algo seria fantástico para aquele conjunto e na hora "h" não servia.

Lembro uma vez que uma aluna estava reclamando muito que não me ouvia na pista. Daí comprei um aparelho (microfone para mim e fone para ela). Achei que era a maior descoberta e que tinha terminado os problemas. Detalhe: o valor do aparelho era mais do que ela me pagava mensalmente para as aulas. Daí começamos a usar e já na segunda aula ela disse que o aparelho não prestava, que estava machucando a orelha dela, que não entendia, etc e tal... No fim, o problema é que a aluna estava em conflito com ela mesma, e aí, era interessante não me ouvir. Sabe, estava na fase "aborrescente" .... ou melhor adolescente... . O melhor negócio foi abordar a aula de outra maneira, ao invés de usar o aparelho que está guardado até hoje, dentro da caixa. Ah sim, usei com outros alunos e todos gostaram, mas a bateria acaba rápido e ele começa a falhar não suportando mais de uma aula por dia.

Em outro momento, estava relaxada no meu cavalo, só passeando, sem estribos, com rédeas longas. De repente, do nada, um rapaz ligou uma motosserra perto da pista e começou a cortar a árvore. No mesmo instante meu cavalo deu um pulo para o lado e saiu correndo e eu fiquei no chão....

Sem falar dos refugos e tombos nas provas de salto, ou das eliminações ou erros nas reprises de adestramento, ou de usar algo para melhorar a vida do cavalo e conseguir piorar a situação....

Nossa.... se for falar dos erros todos esta lista não terá fim...

E na boa.... quem é que nunca cometeu um erro?? O bom é lembrar que errar é humano, e que, quando cometemos um erro, nossa intenção não é errar, ou qualquer outra coisa como machucar ou ferir. Mas mesmo cometendo esses erros todos, nunca desistimos dos cavalos, afinal o mais importante não é o erro, não é a vitória, não é a escarapela ou medalha. O mais importante é a conexão com o cavalo, é a jornada, é aprender com os erros, é superar as dificuldades, é entender o que está acontecendo e tentar não repetir os erros.

Quem monta cavalo, deve sempre, primeiro AMAR o cavalo e depois o esporte ou lida com ele.

E o último recado é: não fique com vergonha ou medo de errar. Todos erramos e o maior vencedor é aquele que tem acumulado o maior NÚMERO DE DERROTAS.

Agora, tenha certeza que na hora que erramos, todos apontam e jogam nossos erros em nossa cara, mas a hora que acertamos ninguém comenta! Então não se preocupe com o que as pessoas podem pensar ou achar de você e de seu cavalo. O mais importante é você focar no que vocês (você e seu cavalo) estão aprendendo, qual o objetivo e a meta a ser alcançada e continuar tentando, até que... um dia... você monta e tudo dá certo, você e seu cavalo sentem aquela sensação boa, de estar flutuando. Nessa hora, com certeza, vocês terão alcançado o sucesso!! E as pessoas pararão de falar?? Dos seus erros, provavelmente não, mas o que importa?? Outros também errarão e as pessoas também falarão dos erros deles e assim por diante. O bom é saber que, por incrível que pareça essas pessoas são só 3% do todo!!

Qual a melhor atitude??

Assumir nossos erros, nos perdoarmos, perdoarmos nossos cavalos e nossa equipe, entender que errar faz parte do nosso aprendizado e crescimento. Sempre focar nos nossos objetivos e metas, e nunca prestar atenção na torcida, afinal, todo bom jogo de futebol, sempre tem duas torcidas e um monte de gente gritando que o Juiz é ladrão!!