Treinamento em Liberdade

20/01/2017 10:57

TREINAMENTO EM LIBERDADE

Até pouco tempo atrás eu vivia em hípicas nas grandes capitais. Nestes locais nossos cavalos são montados todos os dias e existem várias, até mesmo milhares de regras para montar ou trabalhar cavalos. Estas regras fazem sentindo quando você tem aglomerações de cavalos, cada um com um humano querendo fazer uma coisa. Para se viver em uma sociedade como é nestes grandes clubes, realmente é necessário se ter estas regras de boa convivência, principalmente por causa dos humanos.

Eu sabia, assim como todos sabem, que os cavalos das hípicas das cidades grandes são estressados e tem problemas com isso como desenvolver maus hábitos em baias, etc. e tal.

Então depois que casei vim morar no interior, tive a oportunidade de estudar mais, tanto a equitação clássica a qual sempre pratiquei, como a equitação natural (coisa que nunca tinha sido mostrado na Capital) e com isso pude começar a ter um outro tipo de relacionamento com meus cavalos.

Uma das primeiras decisões que mudaram a vida dos meus cavalos e minha, foi com relação a deixar o cavalo solto. Todo cavalo tem que ser solto diariamente. Isso não vai trazer problemas negativos ao seu treinamento (seja qual for a modalidade equestre), ao contrário, isso irá auxiliar o conjunto cavalo/cavaleiro a alcançar seus objetivos. Também constatamos que o mais importante não é ter um piquete enorme, mas sim um local onde o cavalo possa ser um cavalo e se socializar com outros de sua espécie, formando assim uma manada.  Ainda usamos em um espaço, vários piquetes menores para evitar problemas de brigas, principalmente no começo da convivência, mas sempre deixamos espaço suficiente para cavalos correrem um pouco, pastarem e encostar, cheirar, morder/mordiscar e interagir com outros de sua espécie. 

É assim que diminuímos o stress os dos cavalos de esporte!!

Então desenvolvi técnicas para a equitação natural.

Trabalhar o cavalo em liberdade é um pouco mais do que a equitação natural. É uma forma de realmente dimensionar, qualificar e quantificar como anda a relação humano / cavalo.

 

Sabe o cavalo é um ser predado e por isso tem medo do humano que é um predador natural do equino.

Conseguir ultrapassar o limite da relação predado / predador e passar a ter uma relação onde o cavalo reage ao humano como um membro da manada é simplesmente o ápice de qualquer relacionamento.

Com certeza o cavalo que tem seu humano como um ser manada irá aumentar a performance do conjunto em qualquer esporte equestre ou lida que eles pratiquem.

O Treinamento em Liberdade faz com que todas as amarras e problemas sejam solucionados.

Tudo se iniciar com alguns exercícios de chão e não termina com o cavalo te seguindo. Continua com exercícios de comunicação e ligação, chegando até o ponto de poder se montar cavalo sem o uso de nenhum equipamento (cabresto, rédeas, sela, cabeçada, bridão, freio) desenvolvendo exercícios de equitação desde básicos até mesmo a Alta Equitação (piaffe, passage, levade, etc.).

É uma conquista e uma forma de se relacionar com o cavalo mágica, fazendo com que o filme “Avatar” seja realidade no esporte equestre praticado.

No Treinamento de Liberdade é que cavaleiro e cavalo realmente se conectam e se tornam um só ser, conforme descrito na mitologia, formando o Centauro tão desejado e sonhado por todos que montam cavalos.