Treinamento de Retidão

30/05/2014 19:35

Treinamento de Retidão

 

Bom, já falamos várias vezes que aqui na Troá todos nossos cavalos fazem o Treinamento de Retidão, depois ainda anunciamos em nossa fanpage que estávamos em uma clínica de Marijke de Jong no Espirito Santo, e ainda publicamos como foi a clínica e a visita desta tal Marijke na Troá.

Então chegou a hora de falar o que realmente é este Treinamento de Retidão, idealizado por Marijke de Jong.

Me digam uma coisa.... quando vocês estão montando os seus cavalos, já sentiram que parece que de um lado tudo funciona melhor que do outro lado?

Normalmente, na maioria das vezes, a resposta é: bem... não sei dizer ao certo.... mas pensando nisso agora que você comentou.... sim meu cavalo faz curvas melhores para “X” lado do para “Y”.

Pois é, vocês sabem o por que disso?

A verdade é que todo cavalo, assim como nós, é destro ou canhoto, e que, portanto apresenta um lado em que tudo é mas fácil e outro que é mais difícil. O interessante é que se pensarmos em nós, e, além disso, nos concentrarmos em uma pessoa destra, veremos que a palma da mão bem como todo o lado direito desta pessoa é mais desenvolvido que o lado esquerdo. O contrário acontece para quem é canhoto (possui o lado esquerdo mais desenvolvido que o lado direito). Com os cavalos isso também acontece. Portanto temos que todos os cavalos possuem uma assimetria natural, assim como nós homens e mulheres.

Aí é que começa nosso enigma...... lembram que em textos atrás (um deles pode ser lido na Revista Equino Cultura Brasileira – edição 03, além de estar no nosso blog) falamos sobre Equilíbrio? O cavalo deve estar equilibrado em ambos os lados para conseguir praticar seu dia a dia (seja lá qual for) de forma saudável e eficiente. Ainda tocamos na importância de se ter o cavalo equilibrado na matéria Treinando seu Cavalo onde demonstramos a Pirâmide de Treinamento.  Com isso adivinhem qual é a próxima pergunta?  A pergunta deve ser algo do tipo: Hein? Você tá louca? Você primeiro me diz que o cavalo tem q estar equilibrado em ambas as direções (sentido horário e anti-horário) e depois vem me dizer que ele é canhoto ou destro e que terá um lado mais difícil? E agora? O que fazer?

Então, é exatamente nesse ponto em que chegamos – E agora, o que fazer? – é aqui entra o Treinamento de Retidão.

Marijke de Jong há alguns anos teve a oportunidade de ter um cavalo que ela adorava por ser muito dócil de se cuidar e que aprendia truques muito rápido, como por exemplo, subir com as mãos (patas dianteiras) em cima de um banco, mas que na hora em que o cavalo era montado, ninguém conseguia fazer nada, nem mesmo um simples trote com ele. Marijke, que vive na Holanda, procurou diversos professores para a ajudar, mas ninguém conseguia entender o cavalo. Então ela resolveu estudar os grandes mestres de gerações passadas e ver se encontrava uma solução para ela e seu querido cavalo. Lendo esses grandes mestres (La Gueniere, Baucher, Steinbrecht, entre outros, por exemplo) visualizou como estes grandes mestres resolviam os problemas de assimetria de seus cavalos. Afinal, na época medieval, os Reis tinham os melhores cavalos para que, durante uma guerra, pudessem lutar e ganhar de seus adversários. Então estes grandes mestres levavam 08 anos preparando o potro que seria o cavalo do Rei. Já o Rei, começava a montar cavalos que já estavam treinados na alta escola para aprender a montar e após 10 anos, subiam pela primeira vez no seu cavalo de guerra. Era de vital importância que este cavalo do Rei tivesse um adestramento em alta escola refinadíssimo, caso contrário o grande mestre era condenado a morte, bem como o cavalo não tão bem adestrado poderia levar seu Rei a morte.

Com isso Marijke começou a experimentar algumas técnicas que estes grandes mestres descreveram em seus livros, e a tentar observar a assimetria natural do seu cavalo. O importante é saber que todos os cavalos são naturalmente assimétricos, sendo destros ou canhotos tanto nas patas dianteiras (mãos) como nas patas traseiras (pés). Além disso, o cavalo é encurvado para a direita ou para a esquerda e, normalmente, distribui seu peso de forma desigual, colocando mais peso nas patas dianteiras (para pastar) do que nas patas traseiras. Essa desigualdade de pesos sobre as patas que causam desequilíbrios que se não foram devidamente tratadas (adestradas) por seu cavaleiro, levará o conjunto a ter uma série enorme de problemas. (obs.: falaremos sobre assimetria natural do cavalo e como definir se o cavalo é destro ou canhoto em outra matéria).

Graças a este estudo, Marijke ordenou e programou o Treinamento de Retidão por Marijke de Jong. Hoje Marijke  percorre todo o mundo ensinado pessoas a aplicar estas técnicas em seus cavalo e ainda possui um programa educacional online para ter instrutores por todo o Planeta. A equipe de instrutores da Troá participa destes programas.

 

Então temos que o Treinamento de Retidão de Marijke de Jong tem como objetivo desenvolver o cavalo simetricamente em corpo e patas, colocando a massa de seu peso em um local ideal para desenvolver sua vida esportiva (independente da modalidade equestre).

Esta técnica consiste em uma linha lógica e progressiva de exercícios de ginástica com os quais o cavalo aprende a se alongar, a contrair e relaxar seus músculos. Isso faz com que o cavalo esteja em forma, flexível, forte, musculoso e esteja preparado para poder carregar o peso de seu cavaleiro com uma maior facilidade, proporcionando ao conjunto uma maior agilidade, eficácia e eficiência em sua atividade.

Com este treinamento o cavalo torna-se simétrico tanto em seu corpo como em seus membros, faz com que ele divida o peso por igual entre suas 04 patas, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora, fazendo com que o cavalo consiga carregar seu cavaleiro de forma saudável e eficaz, além de manter a forma do animal por toda sua vida.

Portanto, o Treinamento de Retidão de Marijke de Jong proporciona os seguintes benefícios ao cavalo e cavaleiro:

  • O cavalo passa a ter um personal trainer (que é seu treinador ou ginete ou cavaleiro) e com isso passa a realizar sequencias lógicas de exercícios que o proporcionam uma melhora da saúde, forma física, melhora da coordenação motora, fortalecimento e flexibilidade de musculatura.
  • Transforma seu cavalo difícil em um cavalo equilibrado, manso e fácil de ser montado.
  • O número de problemas na equitação diminui muito devido ao cavalo já saber o que será pedido e como deve fazer, o que resulta em uma equitação com equilíbrio e leveza. Ao mesmo tempo permite que o cavaleiro saiba como resolver seus problemas com equitação e o por que estes problemas estão acontecendo.
  • Previne doenças nos cavalos como: lesões e problemas de coluna.
  • Permite desenvolver ao máximo a carreira de seu cavalo, levando-o até o nível mais alto que ele é capaz de alcançar.
  • Melhora o relacionamento entre cavalo e cavaleiro, além de melhorar espiritualmente e mentalmente o cavalo, deixando-o mais auto confiante e mais seguro de si, diminuindo também o número de vezes em que ele se assusta, além de se tornar mais carinhoso e fiel ao seu treinador, ter menos stress e resistência ao treinamento.

O treinador e cavaleiro também terão benefícios com este treinamento sendo que estes serão: físicos (forma), emocionais, mentais e corporais, resultando em se tornar o melhor treinador ou cavaleiro para seu cavalo, e melhora a comunicação entre cavalo e cavaleiro.

Este treinamento é indicado para cavalos de todas as modalidades.

Então o Treinamento de Retidão como vocês puderam perceber é a base mais completa de se ter um cavalo feliz, leve, saudável e pronto para dividir momentos eternos com seus cavaleiros e treinadores.