Ter um Cavalo - Missão (im) Possível?

22/02/2016 09:32

Ter um Cavalo !! Missão (Im)Possível!!!

Pois é. Sabe após estes 25 anos de vivencia e experiência no meio equestre podemos afirmar que já vimos e vivemos muitas coisas.... e hoje resolvemos refletir sobre Ter um Cavalo!

Ter um cavalo... no começo estes bichos lindos, belos, formosos nos fazem apaixonar... daí começamos a montar e achamos que entrar em uma Escolinha vai dar tudo certo. Nós vamos lá, e aí descobrimos que o cavalo oferece muito mais do que uma aventura sobre ele de uma hora ou menos (dependendo da escolinha). Então aquela primeira paixão aumenta. E vai aumentando cada dia mais. Mesmo nos dias em que não vamos montar, nossa mente continua e vontade continua no cavalo. Então, quando realmente vemos, a paixão já é mais que uma paixão. É algo que cresceu dentro de nós e que não tem como impedir. É chegada a hora de termos um cavalo!!

Daí começamos a estudar. Compramos tud

o quanto é livro que existe nas livrarias.

 

Começamos a procurar um cavalo e um lugar onde deixa-lo.

Queremos comprar o melhor cavalo que atenda aquilo que nossa paixão indica que precisamos naquele dado momento.

Até que derrepente eis o cavalo!! Daí negocia daqui, negocia dali e .... PRONTO.... TEMOS UM CAVALO PARA CHAMAR DE NOSSO!! ELE AGORA É NOSSO!! É COM ELE QUE VAMOS APRENDER  MAIS AINDA SOBRE EQUITAÇÃO, SOBRE CAVALOS!! É PARA ELE QUE VAMOS COMPRAR CENOURAS, AÇÚCARES, BISCOITOS. É COM ELE QUE VAMOS PASSAR OS MELHORES MOMENTOS!! É COM ELE QUE VAMOS GANHAR TODAS AS COMPETIÇÕES QUE NÓS ENTRARMOS!!


É aí que começam as contas: bom, além do cavalo temos que ter um equipamento apropriado para ele. Puxa.... há pouco material dizendo como deve ser este material, então acabamos indo no que o vendedor da loja especializada em esportes equestres indica, aliado com o que nosso instrutor fala. Nossa o material é quase tão caro quanto o cavalo!! Ainda bem que nosso vestuário já temos, uma vez que já estávamos fazendo aula antes.

Então o tempo vai passando...

Meu, o tratador não está cuidando direito do material..... acabamos de comprar e olha lá: está imundo, o bridão mudou de cor (era prateado e agora está preto, com sujeira encardida), o loro já está estourando porque não foi passado o óleo.... a sela... nossa que besteira fizemos... o veterinário (pois é agora além de tudo ainda temos que ter um veterinário acompanhando o dia a dia do nosso amigo cavalo) disse que a dor nas costas do cavalo é por causa da sela que não é adequada para ele....

Nossa quanta coisa que está dando ao contrário do nosso sonho quando compramos o cavalo...

Cadê a mágica, cadê a parceira, cadê a ligação, cadê tudo funcionando?

A conta mensal do veterinário é mais cara que nosso plano de saúde.... daí vamos ver, o cavalo está emagrecendo e quando montamos ele já não é mais tão bom e gostoso como era quando compramos..... nosso instrutor começa a falar em vender e comprar outro cavalo melhor, afinal o atual não corresponde aos objetivos almejados... mas esse não era o melhor cavalo para nós há pouco tempo atrás? Vamos ter que gastar mais ainda? Vamos ter que cortar relacionamento/nos divorciar desse atual melhor amigo com quem tivemos tantos sonhos e vivemos tantas coisas juntos? E será que conseguimos achar alguém para comprar nosso amigo e cuidar dele com tanto zelo e amor como fazemos?

O que será que está acontecendo???

POIS É.... FALA A VERDADE: VOCÊ JÁ PASSOU POR A

LGO PARECIDO? JÁ SENTIU NA PELE UMA HISTÓRIA PARECIDA?

Sabe o que não está dando certo nesta história que era para ser de sucesso e está demandando muito dinheiro, paciência e trazendo muita frustação?

O MANEJO ADEQUADO DO CAVALO!!

Isso mesmo: Manejo!!

Sabe, o cavalo é um ser herbívoro, que vive em manadas, seu corpo está preparado para comer e andar o dia inteiro. Dentro de sua manada, o cavalo interage com os outros cavalos, tendo inclusive uma hierarquia. Graças a estes fatos é que o Homem pode domesticar o cavalo e passar a montá-lo, desenvolvendo várias atividades, desde laborais até esportivas (hoje em sua maioria).

Mas com o passar dos séculos, o Homem esqueceu como o cavalo vivia.

Hoje achamos normal ter um cavalo preso dentro de uma baia pequena 23 horas por dia, e que ele tem que ter uma super performance atlética na 1hr em que ele tem para sair da baia e trabalhar conosco.

Nós esquecemos de pensar e de agir como um membro da manada, e passamos a forçar que o cavalo aja de acordo com o que queremos. Trazemos o cavalo para o nosso mundo e não entramos no mundo do cavalo.

Cavalos naturalmente precisam ter a comida balanceada, com uma porcentagem de volumoso maior que de ração. A alimentação tem que ser divida em pequenas porções ao longo de todo o dia para que o cavalo sempre possa ter o que mastigar.  Além disso, é importantíssimo que cavalos convivam com outros cavalos, não necessariamente da mesma idade, para que possam interagir e formar um manada. Também é essencial que eles tenham espaço para correr, pastar, brincar e se relacionar com outros, sem falar de uma baia grande o suficiente para eles poderem se virar, deitar, rolar, além de ser arejada e devidamente limpa.

Quando visitamos um local para estabular cavalos é muito importante lembrar de tudo o escrito no parágrafo acima e ainda notar se os cascos dos cavalos são limpos diariamente e cuidados periodicamente, além das baias não conterem sujeira escondida (ou embaixo de algum cocho, ou por baixo da serragem limpa), os cochos limpos, local sem cheiro, cavalos sempre vindo na porta da baia para ver quem está por perto, sem estarem ofegantes, com medo, irritados, querendo morder, ou com outros vícios de quem fica muito tempo preso na baia e sem o devido trato.

Os piquetes não precisam necessariamente ser verdes, mas devem ter cochos de água (mesmo removíveis), algum resquício de volumoso e, principalmente, serem limpos e oferecerem segurança também!! Confira quanto tempo cada cavalo fica solto por dia.

Além disso, o cavalo precisa sair da baia para trabalhar (ter um condicionamento físico adequado) diariamente. É sim, diariamente. Afinal nenhum atleta consegue se preparar para quaisquer esporte se não se prepara diariamente. Isso não significa que o dono tem que montar todo dia, mas sim que seu amigo equino deve ter alguém que o trabalho de forma correta e contínua todos os dias. Lógico que o treinamento do equino deve ser feito como o de um atleta, tendo os dias corretos de descanso, dias de treinamento intenso, intercalado com dias de treinamento de manutenção.

Ter um cavalo traz inúmeros benefícios ao Homem. Contudo, o cavalo precisa também que seu dono crie uma ligação com ele desde a baia até a pista, não só dentro da pista ou saindo para passear por aí, como se o cavalo não fosse nada mais nada menos que um veículo de 4 patas. O cavalo precisa se sentir seguro, respeitado e amado. Só assim o cavalo será o melhor amigo de seu cavaleiro e os dois, juntos, conseguirão alcançar todos os objetivos almejados, mesmo se o objetivo for “alcançar a lua”!!!