Saiba como o Treinamento de Equidade / Retidão Começou

29/12/2015 20:19

Como o Treinamento de Equidade / Retidão começou?

 
O Treinamento de Equidade começou há muitos anos atrás por causa de dois cavalos: Lady Isabelita e Xamonix. Confira: 
 

Lady Isabelita nasceu em 2001. Tem uma ótima linhagem para Salto, mas tanto seu avô materno como seu pai possuíam um forte temperamento e difícil condução. Ela cresceu em um haras renomado no interior de SP, sempre sob supervisão de profissionais competentes. Na hora de domar, foi para um centro de treinamento para que 2 dos maiores nomes do Salto Nacional pudessem realizar este trabalho com ela.

Sua genética e tamanho sempre fez com que todos falassem que ela era um dos cavalos promissores da seleção brasileira de Saltos.

Iniciou suas competições de Salto muito bem.

Então, em 2005 teve um acidente onde um pedaço de madeira de cerca de 60 cm entrou em seu peito.

Após a operação, passou a realizar fisioterapia, massagens terapêuticas, quiropraxia, etc. Ela não corria mais no galope e tinha mais dificuldade (além do que já tinha) para fazer curvas e virar.

Então, devido a este acidente, passamos a criar o Treinamento de Equidade / Retidão.

Ela evoluiu tão bem que no fim daquele mesmo ano era campeã do Ranking de Adestramento da FPH em cavalos novos.

Alguns anos depois, devido ao seu gênio nada fácil, ela se assustou em uma baia e quebrou o focinho, além de ter uma séria contusão no boleto do pé direito.

Hoje ela está calma, mansa, equilibrada, faz mudanças a tempo, galope (adora galopar e correr!), trote e passo alongado, médio e reunido, piaffe, círculos, movimentos laterais como espádua a dentro, garupa a dentro, piruetas, etc.

Enfim, ela é uma é égua em que crianças e adultos montam e ficam impressionados como ela é amiga, meiga, companheira, de fácil condução e ótimo astral.

Ah sim, ela continua saltando muito..... 

 

O outro protagonista desta história é o Xamonix. Olha só o que aconteceu com ele:

Xamonix chegou em 2006. Foi domado pelo haras de origem e então já veio para nós. Ensinamos tudo a ele.

Xamonix sempre teve um forte potencial e nunca pegou nenhuma colocação menor que 2º lugar em provas de adestramento (dressage) que participou.

No final de 2009, durante nossas férias de fim de ano, o ferreiro não foi chamado pela pessoa responsável por este trabalho. Daí o resultado foi o pior possível: Xamonix teve uma rachadura no casco de uma de suas mãos. A recuperação foi longa, afinal ele só empinava e não conseguia nem sequer andar ao passo de tanta dor...

Graças ao que já tínhamos aprendido em termos de treinamento com a Lady e com as brilhantes técnicas de Dominique Barbier, traçamos o Treinamento de Equidade tendo um formato muito parecido com o que existe atualmente.

Após alguns meses do Treinamento de Equidade, sempre sob supervisão de ampla equipe técnica (incluindo Dominique), Xamonix volta as competições na Sociedade Hípica Paulista em um campeonato nacional e internacional de adestramento, obtendo o 1º lugar no pódio na série média I.

Em 2013, participamos com Xamonix da 1ª turma do Straightness Training de Marijke de Jong e tivemos um grande sucesso.

Hoje Xamonix é um garanhão aprovado pela ABPSL,  manso, tem um super caráter,  fácil condução, podendo ser montado por adultos e crianças, ele é o melhor amigo de todos que o montam e tem a oportunidade de conhece-lo.

Xamonix hoje faz piaffe, mudanças de pé ao galope, ranver, piruetas, traver, espádua a dentro, passo, trote e galope reunido, médio e alongado, trabalho de chão, a guia, a mão, montado e em liberdade. Já completou a grade 3 do Treinamento de Equidade e está indo com muito sucesso para a grade 4.

 

A partir de então, o Treinamento de Equidade /  Retidão passou a se formado por 6 pilares (cada pilar treina o cavalo de uma forma, e ainda há um pilar somente para o treino do cavaleiro / ginete) e uma sequencia lógico da dexercícios composta por 8 chaves que são executadas emc ada pialr , nas 3 andaduras do cavalo. Cada pilar possue 5 grades que vão desde o inicio (principiantes) até o grau mais elevado da Alta Equitação (profissionais e amadores de todas as idades - cavalos e cavaleiros). Abaixo segue nosos pilares e chaves do Treinamento:

 

Para saber mais sobre o Treianemmto de Equidde / Retidão acesse: 

Além disso também temos um filme no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xPZI2Ql7Kbo