Qual a Boa Equitação?

28/11/2019 16:47

QUAL É A BOA EQUITAÇÃO??

 

Essa matéria, tenho que confessar, que foi difícil achar o tema....

Sabe por que?

Por que primeiro pensei em falar sobre o Treinamento de Equidade – mas nessa semana saiu uma matéria na BBC TV, no programa Lira em Pauta sobre isso...

Então tive a ideia de falar sobre a Escala de Treinamento.... Puxa está tendo um Painel com Palestras sobre Adestramento Clássico, no Club Hípico de Santo Amaro, durante o Campeonato Brasileiro de Adestramento, e uma das palestras é exatamente esse tema....

Puxa... então que tal embocaduras??? Uau... minha querida amiga, ex-sócia, lança no mesmo dia desta ideia um vídeo sobre Embocaduras (parte 1)... além disso, no painel de adestramento também tem uma palestra sobre embocadura...

Nossa.... complicou....

Aí, estou, exatamente nesta semana, participando de um congresso online: Horsemanshow.

Neste congresso há várias palestras, sobre temas bacanas e tem me surpreendido bastante.

Há palestras sobre Bem Estar, dicas de Veterinários sobre como manter um estabelecimento equestre, dicas de tambor, dicas de rédeas, dicas de como montar melhor, dicas de qual a melhor embocadura, etc...  Eu pessoalmente darei uma palestra sobre Motivação de Cavalos.

Nossa como tem se falado em embocaduras não? Em todo canto há esta palestra, há essa discussão.... Que fato interessante!!!

Quem vem acompanhando meu trabalho, percebe que houveram profundas mudanças em diversos pontos: Como e quanto soltar os cavalos, Como manter as baias, Rotina de treinamento, etc... conforme o tempo foi passando, aprendi novas técnicas, experimentei muito aqui e ali, e ainda pude contar com  todo um suporte de pessoas de fora de nosso país, com as quais pude desfrutar o privilégio de ter aulas, acabei criando a Troá e o Treinamento de Equidade com várias singularidades.


Foto 1: Xamonix – Bridão Chantilly

Foto2: Xamonix – Cavesson e Freio

Foto 3: Xamonix Freio Bridão

Mas o que mais tem me apaixonado por este Congresso que estou participando, tanto dando a palestra, como, e principalmente, assistindo as palestras de meus colegas congressistas, é que há muito mais pessoas falando a mesma frase que eu: Não existe uma equitação boa ou uma equitação ruim. Não existe uma equitação para uma modalidade diferente para outra modalidade. A equitação é só uma: A BOA!!!

Os princípios são iguais: postura, efetividade e eficiência das ajudas, e, principalmente, sentir e se conectar ao seu cavalo!!

A Embocadura – tanto faz!!!

Pois é – quem faz a embocadura ser boa ou ruim é a pecinha sobre o dorso do cavalo.

O importante é treinar o cavalo, prepara-lo fisicamente e mentalmente para o que se deseja.

É estar no equilíbrio, no ritmo, na cadencia, mesmo estando em um passeio. É durante a montaria ter o tempo de aquecimento, o tempo de exercitar e executar os exercícios pretendidos, e então o tempo de desaquecer o cavalo.

É respeitar o cavalo em suas necessidades básicas, e entender como ele pensa, sente e age.

É se fundir ao cavalo.

Puxa como é bom estar num mundo em que mais pessoas, mesmo que de outras modalidades, falam a mesma língua que você!!

E foi assim que esta matéria saiu... espero que vocês tenham curtido!!

Semana que vem tem mais!!

Valeu!!!