Montar cavalo - é necessário ter um condicionamento físico para isso?

14/01/2016 12:45

Montar cavalo - é necessário ter um condicionamento físico para isso?

 
 

Hoje em dia há muitas estudiosos falando da importância de exercícios físicos e relaxamento para Cavaleiros e Amazonas.
Porém quem já não foi ao médico para reclamar sobre uma súbita dor aguda ou dor geral, e o médico nos fala: "oh sim, mas equitação é tão relaxante." Eles, claro, imaginam apenas uma espécie de calmaria sobre em passeios de trilha intermináveis, cheirar as rosas e curtir a natureza.
Contudo, sabemos que as exigências de adestramento, salto e a boa equitação são um pouco mais desafiadoras e se você quiser montar bem, de forma equilibrada para não atrapalhar seu cavalo em seu esporte equestre, o seu corpo terá que fazer força, possuir elasticidade, acompanhar diversos movimentos, etc e tal.
"Um bom conselho para todos os que querem montar bem, e que desejam adquirir uma boa posição, seria fazer exercícios de ginástica; que dão flexibilidade, facilidade e firmeza na equitação. Quanto mais próximo o cavaleiro se aproxima de uma posição ideal, mais ele terá sucesso em exercícios difíceis sem movimentos aparentes de gestos, deixando o observador com a impressão de total harmonia entre cavalo e cavaleiro ", disse o Grande Mestre Nuno Oliveira.

 

 


À frente de seu tempo em muitas coisas, Nuno sempre dava ótimos conselhos, que se encaixam perfeitamente atualmente nas vidas dos cavaleiros das mais diversas modalidades equestres.
Se você ao montar não quer parecer um saco de batatas em cima do cavalo, uma das principais chaves para uma posição relaxada e confortável ao se montar, é realmente trabalhar o seu corpo de várias formas diferentes.
Alguns usam Yôga ou Pilates, ou treinamento de força, natação, boxe, ciclismo, mas na verdade a melhor receita é ter seu próprio treinamento voltado às suas necessidades, seu corpo, sua genética, e principalmente, ao seu esporte equestre.
Quando nos propomos a encontrar um condicionamento físico ideal para esportes equestres, começamos a estudar várias técnicas para se montar bem, além de várias técnicas usadas nas diversas atividades físicas como Pilates, Yôga, etc e tal.
Então descobrimos que cada pessoa se encaixa e necessita de determinadas técnicas, por exemplo: tem aqueles que não conseguem relaxar os ombros, outros que possuem muita força na musculatura dorsal e pouca utilização do abdômen, outras ainda precisam aprender a usar sua energia para se comunicar com o cavalo, e assim por diante.

Desta forma, com esta gama enorme de variáveis criamos em 2010 o Treino do Ginete que, se molda a cada praticante, fazendo com que todos alcancem suas metas e passem a ter um condicionamento físico adequado ao seu esporte equestre e melhorando a sua qualidade de vida e aumentando substancialmente sua longevidade esportiva.

Aqui na Troá temos um local ideal para poder praticar o Treino do Ginete - e sabe de mais uma coisa? Não atendemos somente as pessoas que montam com a gente!!! Aqui neste espaço, podemos atender a você que monta, precisa de um condicionamento físico, mas não quer mudar de hípica ou quer continuar a pratica de seu esporte equestre onde já o faz!!

Para saber mais entre em contato conosco através do email: leandrolaud@gmail.com

E lembre-se que depois de todas as atividades físicas (sejam para se preparar para montar, ou montar propriamente dito) é necessário realizar exercícios de alongamento e relaxamento tanto para o cavaleiro como para o cavalo!!

É isso aí gente!!

O Treino do Ginete é patenteado pelo Prof. Leandro Laudeslau.

Entre em contato conosco para iniciar o seu Treino do Ginete e adquira também o livro: Equitação e Condicionamento Físico> Um Equilíbrio Fundamental - a venda aqui na Troá - valor R$50,00 + frete para todo o Brasil.

Monte com saúde !!

Conecte-se cada dia mais com seu cavalo!!

Pratique o Treinamento de Equidade / Retidão!!

Vem ser feliz!!

Vem para a Troá!!