Eu monto cavalos!! Quem disse que preciso de condicionamento físico?

02/10/2019 11:03

Olá, sou o Leandro. Sempre gostei de cavalos, exatamente como, acredito, todos que estão começando a ler este texto.

 

Quando estava na faculdade de Educação Física, fui em busca de fazer um estágio.

E por estas coisas que muitos chamam de destino, acabei conseguindo um estágio em uma das grandes hípicas de São Paulo, dentro da academia de ginástica.

Até então meu foco era dar aulas de musculação e condicionamento físico.

Então no meu estágio comecei a ver cavalos e cavaleiros diariamente. Todo o complexo de adestramento da hípica era em volta da academia, e ainda tínhamos uma vista, linda, diga-se de passagem, para a parte externa onde praticavam saltos em troncos.

Em um primeiro momento me assustei com o tamanho dos cavalos. Até então só tinha visto cavalos de passeio e os da hípica eram realmente maiores e maravilhosos!

Assim que os cavaleiros e amazonas vinham para a academia, percebi que eles tinham um condicionamento diferente da população. Seus membros inferiores (pernas, glúteos e panturrilha) eram extremamente fortes e bem trabalhados. Com o tempo pude notar que aqueles que saltavam tinham reclamações de dores no joelho, já os que praticavam outras modalidades, tinham dores nas costas.

Quando me formei, continuei nesta academia e acabei assumindo a Gerencia e Coordenação da mesma.

Então foquei minha atenção no esporte equestre. Percebi que a nata dos esportes clássicos equestres nacionais frequentavam a academia.

Isso realmente foi uma sorte para mim!

Imagine que anos depois conheci crianças que idolatravam pessoas, querendo até autógrafos, e estas pessoas eram minhas alunas…. realmente o destino estava a meu favor. Então pude aprender, testar e desenvolver uma forma de ajudar os atletas desde os amadores até a Alta Performance solicitada no nível de mundiais, pan-americano, olimpíada, etc.

Um dos pontos em comum que vivenciei é que os atletas que iam a academias fora da hípica não eram compreendidos pelos meus colegas de trabalho, partindo do principio que quem montava cavalo era jóquei (ou o cavaleiro), não fazia força alguma sobre o cavalo, uma vez que o ginete só ficava sentado, “de carona”.

Dentre muitas pessoas, conheci também minha esposa. Com ela pude conviver mais com os cavalos, e aprender ainda mais.

Então comecei a testar alguns conceitos e fui me especializar em Personal Trainer, Ginástica Funcional, Pilates, Ergonomia, Massoterapia, entre outras técnicas. Tudo para poder entender melhor o que se passa com o Atleta Humano ao montar e como seria a melhor forma de ajuda-lo a ter um bom condicionamento físico para aumentar sua performance e alcançar seus objetivos, sejam eles amadores ou olímpicos.

Com todos estes conhecimentos, formulei um Treinamento Físico adequado para praticantes de esportes equestres. Cada esporte equestre exige uma habilidade física (equilíbrio, coordenação física, força, entre outros) específica de acordo com a modalidade e nível de performance.

Em 2010, escrevi o primeiro livro de uma série sobre Condicionamento Físico para Esportes Equestres, assim como passei a atender em meu Studio Particular. Também sou o desenvolvedor do Treino do Ginete que é o meu método de treinamento personalizado para Atletas que praticam esportes equestres, desde os do clássico, até os de western e passeio.

Hoje também monto, pratico Volteio (um pouquinho), adestramento clássico e já estou começando a dar uns saltinhos.

Com toda a tecnologia avançando a uma velocidade imensa, continuo estudando os esportes equestres e aplicando técnicas em meus alunos, contudo estou analisando como será a continuação da série de livros (virtuais ou físicos).

De qualquer forma já posso atender a todos que me procuram, inclusive com aulas presenciais e a distancia.

Se você quer, assim como todos os alunos que tive, melhorar sua qualidade de vida, aumentar sua performance sobre o cavalo, se conectar melhor com seu cavalo, basta me procurar através da Academia e Escola de Equitação Troá – Al. Itainga 1094 – Joapiranga – Valinhos – SP ou pelo telefone (11) 9 9944-2168.

Meu livro com título: Equitação e Condicionamento Físico: Um Equilíbrio Fundamental pode ser adquirido na própria Troá.